Família Nogueira – Cronologia

Descubra a nossa História.

1935

Angola, Dembos, João António Nogueira compra a Fazenda Roça Campeã, homenagem à sua aldeia, com 500ha de café.

1938

João António Nogueira, pai de Agostinho e de Mª Amélia, chamando a sua mulher e os seus filhos para junto de si.

1954

Quibaxe, concelho dos Dembos, distrito de Quanza Norte, foi fundada a empresa Nogueiras Lda
Sócios fundadores:

– Agostinho Martins Nogueira casado com Espelda Aurora Nogueira

– Manuel António Nogueira casado com Maria Amélia Martins Nogueira.

1963

Aquisição da Quinta da Pitarrela, em Santa Marta de Penaguião, sendo aqui o início da atividade vitivinícola, vendendo os seus vinhos às casas exportadoras de Vinho do Porto, mantendo em simultâneo a produção de café.

1972

Associaram-se à Adega Cooperativa de Santa Marta de Penaguião, tornaram-se viticultores, limitados pelo Código Cooperativo, suspendem a produção própria dos seu vinhos passando a entregar toda a sua produção à Cooperativa.

1975

Retirada de Angola para Portugal. A empresa já detinha duas Fazendas, uma com 500ha e outra com 2000ha designada Roça S. João, onde colhiam 500 toneladas de café em grão na sua totalidade. Possuíam também uma casa comercial, situada na vila de Quibaxe.

1985

Aquisição da parcela Fieitosa, cerca de 7 ha de vinha localizada no Douro Superior, na freguesia do Vilarouco, concelho de S. João da Pesqueira.

2007

Saída da Cooperativa de Santa Marta de Penaguião, deu-se a retoma à posição de vitivinicultores. Com diferentes unidades de produção na Região Demarcada do Douro, iniciaram-se com a produção de cerca de 4000 garrafas/ano.

2010

Construção da Adega de “garagem”. Primeira colheita para o mercado, nascem as marcas “Espelda” e “Almeirão”

2011

Primeiro Espelda Reserva DOC Douro.

2014

Primeiro Espelda Rosé.

Hoje…

Moldamos os montes, selecionamos as castas, adaptamo-nos à natureza para proporcionar a beleza do Douro em cada garrafa que produzimos…